Bahia, 1 de março de 2021 às 15:56 - Escolha o idioma: pt Português

Após suposições de “fura fila” Secretário esclarece sobre grupos prioritários para vacinação da Covid


Publicado em: 3 de fevereiro de 2021


 
 
 

Diante de suposições sobre a existência de “fura fila” em Feira de Santana, o secretário municipal de Saúde, Edval Gomes, afirma que o município tem conduzido a vacinação contra a Covid-19 seguindo as recomendações das autoridades sanitárias do país e do estado, cujos critérios são “objetivos, claros e transparentes”.

Edval Gomes reitera que os critérios de inclusão dos grupos prioritários estão contidos no Plano Nacional de Imunização, Plano Estadual de Imunização e no Plano Municipal de Imunização e, portanto, situações excepcionais deverão ser tratadas pelas instancias apropriadas.

O secretário esclarece ainda que a primeira fase da vacinação (terceira etapa) contempla os trabalhadores de saúde ambulatorial e especializado. Sendo assim, serão priorizados as seguintes ocupações: médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares.

Incluem também nesta fase trabalhadores de apoio, acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios. Vale ressaltar ainda que no momento da aplicação da dose são exigidos documentos que comprovem ser um profissional de saúde ou de atuação em serviço de saúde. (Secom)