Bahia, 19 de abril de 2021 às 02:26 - Escolha o idioma: pt Português

O crescimento do mundo PET na pandemia


Publicado em: 24 de março de 2021


O Brasil destaca-se no mercado pet em razão do fortalecimento do vínculo afetivo desenvolvido entre seres humanos e animais de estimação. A relação Tutor-Pet deixou de ser fria, deixando de lado a caracterização de “dono” e alcançou a equiparação com a paternidade, por conseguinte reverbera o consumo de itens que evidenciam tanto afeto quanto cuidado, além de estimular a inovação e variedade do mercado.

O momento de recessão econômica ocorrida no ano de 2020, decorrente da disseminação mundial do Coronavírus, não pôde ser observada no mercado pet, cujo crescimento foi de 13,5% em relação ao ano de 2019, segundo pesquisa do IPB, e faturamento geral de cerca de 40,1 bilhões. A alta demanda proporciona uma busca por aperfeiçoar os produtos do mercado e estimula a criação de novos, sendo também responsável pela oferta de serviços como banho e tosa, acompanhamento veterinário, entre outros. Ademais, a nova relação estabelecida entre o pet e seu cuidador, resultou em um aumento da preocupação com a saúde e qualidade de vida do animal, proporcionando passeios, rações de qualidade e brinquedos inovadores.

Conforme senso realizado pela editora Estilo, houve um crescimento efetivo do número de animais domésticos, principalmente cães e gatos. Portanto, a mudança do vínculo entre humanos e animais contribuiu para que a população buscasse mais a adoção e compra dos animais. Tal cenário tem gerado um aumento expressivo na inauguração de novas tendências do setor, como o estímulo de e-commerces, hotéis e shoppings de pets e redes sociais voltadas para dicas e cuidados dos animais. Isso repercute na ampla aceitação desses animais em locais públicos, como lojas, restaurantes, shoppings e demais áreas. O varejo pet representa cerca de 32 mil estabelecimentos em todo o país, além de gerar um aquecimento de mercado, ocasionando em milhares de empregos, no consumo de outros serviços e fluxo de caixa.

Sendo assim, este mercado provoca uma mudança comportamental na sociedade com os animais e é gratificante participar desse desenvolvimento presente em Feira de Santana, cidade que conta com mais de 100 lojas voltadas para esse público. Na loja Mundo Veterinário, contamos com uma localização diferenciada em uma das principais avenidas da cidade, a Presidente Dutra, com produtos de todo o Brasil e de extrema qualidade, garantindo o melhor para os animais da nossa cidade.

Sandra Mascarenhas