Bahia, 1 de março de 2021 às 16:38 - Escolha o idioma: pt Português

Vacinação para idosos acima de 80 anos deve iniciar assim que grupo acima de 90 for imunizado,diz prefeito de Feira


Publicado em: 8 de fevereiro de 2021


Prefeito também fala sobre a vacinação de profissionais de saúde que ainda não receberam as doses e sobre a suspensão do drive-trhu.

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) autorizou que os 417 municípios iniciem a vacinação de idosos acima de 80 anos a partir desta segunda-feira (8), após a chegada de 186.200 doses da vacina contra o coronavírus (Covid-19) no estado.

Na manhã de hoje (8), o prefeito Colbert Martins da Silva Filho informou que a vacinação para este grupo de idosos, será iniciada assim que finalizar o processo com o grupo acima de 90 anos.

Recebemos na manhã de ontem 3.670 doses da vacina e hoje vamos concluir a faixa etária de 90 anos que já iniciamos. Neste final de semana não conseguimos concluir, mas informo que na zona rural tivemos uma grande quantidade de idosos acamados que não poderiam se locomover, e estes já foram vacinados. Ainda estamos utilizando o quantitativo antigo e acredito que ainda sobre em média de 1.800 doses e a partir disso, iremos anunciar amanhã ou depois quando esse grupo acima de 80 será vacinado, mas para que tenhamos essa segurança, todos que fazem parte do grupo acima de 90, já precisam estar vacinados”, explicou o prefeito.

Profissionais de Saúde

Em relação aos profissionais de saúde, o prefeito informou que todo o grupo prioritário já foi vacinado, caso alguém tenha ficado de fora do processo, é preciso procurar as unidades de saúde para informar a situação.

“Médicos, enfermeiros, todas as pessoas que trabalham em unidades de saúde e que foram enviadas as relações através das próprias entidades, já foram vacinadas. Se existem algumas pessoas que ainda não foram vacinadas, estamos buscando esses profissionais para fazer essa complementação e de qualquer forma, tem o objetivo de vacinar profissionais que estão ligados a entidades que atendem pessoas, entidades específicas, individuais, não apenas diretamente com a covid, mas que tenham relação no atendimento de entidades como clínicas, hospitais, como outras doenças que não possuam o risco de covid”.

Drive-thru suspenso

Suspensa na última quinta-feira (4), a vacinação em formato drive-thru gerou conflitos em redes sociais e longas filas na porta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). De acordo com o prefeito, por conta das confusões que existiram, todas as vacinas serão aplicadas nas 103 unidades de saúde espalhadas pelo município.

“Fizemos essa ação do drive-thru, mas algumas pessoas que poderiam esperar, como profissionais de educação física, não esperaram. Gerou uma confusão, porque uma dessas pessoas, foi colocar na rede social, criou conflito, deu problema, pessoas que vieram se vacina aqui em nossa cidade sem ter declaração de que era profissional pública ou privada de entidades aqui do município, pessoas que não levaram nenhum tipo de identificação, onde residia, então existiu esses problemas e decidimos voltar com as vacinas em todas as nossas 103 unidades da rede municipal de saúde, que são as PFS’s”, finalizou o prefeito.

Por: Acorda Cidade