Bahia, 27 de setembro de 2021 às 14:07 - Escolha o idioma: pt Português

Aniversário de Jorge Amado é marcado por homenagens em Ilhéus


Publicado em: 10 de agosto de 2021


.
Casa que onde escritor morou é atualmente o Centro de Cultura da cidade.

O escritor baiano Jorge Amado, se estivesse vivo, completaria nesta quarta-feira (10), 99 anos.

O dia foi marcado por uma série de homenagens em Ilhéus, cidade na qual Jorge viveu parte de sua vida e que tanto citou em suas obras. A casa onde ele morou é hoje um portal para quem quer descobrir mais sobre a vida do escritor.

A sorte fez parte da vida da família Amado. Depois de ganhar um prêmio na loteria foi que João Amado de Farias, pai de Jorge, conseguiu construir a casa no centro de Ilhéus e investir na educação dos filhos.

Foi na casa construída pela família que ele começou a escrever. Ao todo o escritor publicou mais de trinta livros. Sua obra repercutiu no mundo inteiro e os romances foram traduzidos para mais de 40 idiomas. Assim ele fez com que leitores de outros países conhecessem a Bahia e principalmente a cidade de Ilhéus. Pontos destacados nos romances como o ‘bar Vesúvio’ e o ‘Bataclan’ até hoje são bastante visitados por turistas

Pouca gente sabe, mas Jorge Amado, embora tenha vivido das obras e romances que escrevia, teve outro ofício. Em 1947 ele se elegeu deputado federal. Na época ele criou uma lei que determinava que houvesse respeito e igualdade entre as religiões. Na casa onde ele morou ainda existem algumas imagens de orixás do candomblé. Crença pela qual ele tinha muito gosto e simpatia.

G1 BA