Bahia, 31 de julho de 2021 às 14:27 - Escolha o idioma: pt Português

Anvisa autoriza estudo com 3ª dose da vacina da AstraZeneca


- Crédito da Foto: Foto: Miva Filho/SES-PE - Publicado em: 19 de julho de 2021


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), autorizou, na segunda-feira (19), um estudo que prevê a administração de uma terceira dose da vacina elaborada pela farmacêutica britânica AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford para combater a Covid-19. Na semana passada, o órgão regulador permitiu testes com uma versão do fármaco voltada à variante indiana do Sars-CoV-2, mais conhecida como delta.

De acordo com o bahia.ba, na pesquisa liberada hoje, a terceira aplicação ocorrerá entre 11 e 13 meses após a finalização do primeiro esquema vacinal, que inclui duas doses. Neste caso, será adotada a mesma substância injetada anteriormente. “Trata-se de um estudo de fase III, controlado, randomizado, simples-cego, ou seja, em que só o voluntário não saberá o que tomou: se uma dose da vacina ou de placebo”, explicou a Anvisa.

O estudo será realizado somente no Brasil. Vão participar os estados da Bahia, com 1.500 voluntários; Rio de Janeiro, também com 1.500; Rio Grande do Sul, com 3.000; Rio Grande do Norte, com 1.500; e São Paulo, com 2.500.