Bahia, 27 de setembro de 2021 às 13:02 - Escolha o idioma: pt Português

Desafios do Jovem Advogado: como superá-los.


Por: Por Celiane Reis Publicado em: 24 de agosto de 2021


As dificuldades e desafios enfrentados por nós, jovens advogados, são pautas recorrentes nos diálogos e discussões no âmbito jurídico. Posicionamento no mercado de trabalho, networking, dificuldades financeiras, inseguranças, entre muitas outras descobertas no nosso dia a dia.

O jovem advogado deve perceber que o mercado é dinâmico, assim como é a jovem advocacia. Portanto, a forma de advogar que perdurava até pouco tempo pode não servir de parâmetro para quem está iniciando a carreira. O mercado está cada vez mais especializado e com novas possibilidades. A inovação, o uso da tecnologia a seu favor, são vistos com grandes dificuldades para aqueles que conjecturam estas mudanças. Não percebem que para superar este problema é necessário inovar. As novas áreas, aliadas a rápida troca de informações e de conhecimento criam um ambiente fértil para aqueles que sabem aproveitar a mudança.

As dificuldades devem ser enfrentadas como obstáculos para crescer na carreira, não apenas como pedras no caminho. O jovem advogado deve ser um entusiasta das oportunidades e está preparado para que elas aconteçam. Ter uma grande pauta de conhecimento, não só jurídico, é algo importante. Buscar seu nicho de atuação e criar autoridade na área que visa militar, contribuem para que seja um profissional de referência no âmbito jurídico.

Vejo como os três pilares importantes para ser um advogado de sucesso, o estudo constante, a perseverança e a cuidadosa gestão do seu ofício. Muito embora, temos vivenciado dias difíceis, em um cenário onde muitos vislumbram dificuldade, é preciso ver oportunidade e o jovem advogado deve aproveitar o momento de incertezas do mercado e se destacar.

Reflito sobre esse momento pandêmico e me mantenho firme a minha posição e prerrogativa assegurada por nossa Carta Magna de que o Advogado é indispensável e essencial à administração da Justiça e assim sigo em frente minha jornada com a certeza que tudo vai passar.

Dra. Celiane Reis – Advogada, Consultora Jurídica e Professora Universitária. Graduada em Direito, Letras e Administração de Empresas. Pós-graduada em Direito Público, Direito Eleitoral, Gestão Social de Pessoas e Psicopedagogia. Proprietária do Escritório Celiane Reis Assessoria Jurídica.