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Dicas de Alimentação durante a pandemia


Publicado em: 1 de agosto de 2020


Durante a pandemia, o isolamento social tem sido a melhor forma de precaução contra o Coronavírus. Nesse contexto de home office, aulas suspensas e crianças em casa, o aumento da ansiedade e o sedentarismo tem feito a alimentação ser uma válvula de escape para os sentimentos de angústia e estresse. Nesse período as pessoas tem se alimentado em maiores quantidades e consumido mais industrializados, petiscos e doces, aliando isso ao fato de famílias fazerem suas refeições diárias em frente a TV, smartphones e computadores o que compromete o hábito alimentar saudável.

Todavia, sabe-se que as práticas de exercícios físicos e a boa alimentação fortalecem o sistema imune, que nesse momento é fundamental. Mas o que podemos fazer para sanar a ansiedade do confinamento e ao mesmo tempo comer de forma saudável e prazerosa? Uma alternativa seria a prática do mindful eating ou ´´alimentação consciente´´, que seria constituído não só do preparo de uma refeição com alimentos frescos e saudáveis, mas também respeitar o ato de comer, sendo as refeições momentos de tranquilidade, sem distrações com a tecnologia ou problemas externos que comprometem o processo alimentar. Outro problema recorrente na quarentena tem sido a compulsão por doces, que nada mais é que um desequilíbrio dos níveis de açúcar no sangue.

Os açúcares refinados presentes nas sobremesas, que são as queridinhas do momento, provocam um aumento da glicose e logo em seguida uma queda da mesma que impulsiona o desejo por mais guloseimas. Alternativas para reduzir a ansiedade de forma saudável e deliciosa seria apostar nas receitas com uso de castanha do Pará (ou até consumi-la como complemento de lanche) já que é rica em selênio, o consumo do chá verde também é uma boa opção, ele possui teanina -um potencial redutor das oscilações de humor- ou ainda um sorvete de banana, em que utiliza-se somente a fruta congelada e triturada até chegar a textura de creme. As combinações são infinitas, mas lembre-se de incluir na sua rotina atividades físicas na sua rotina diária e abusar do consumo de frutas, verduras e água.

Alessandra Freitas

Nutricionista