Bahia, 6 de maio de 2021 às 18:16 - Escolha o idioma: pt Português

Feira está pronta para receber vacinas Pfizer, diz secretário de Saúde


Publicado em: 4 de maio de 2021


 
Feira de Santana possui condições de armazenamento da vacina Pfizer/BioNTech que começou a ser distribuída no Brasil, na segunda-feira, 3. No entanto, por determinação do Ministério da Saúde, o 1º lote da vacina será distribuído apenas para as capitais brasileiras.

Por questões de logística e condições do próprio fabricante, a conservação da vacina exige um armazenamento entre -25°C e -15°C.

“Nós temos toda a logística necessária para receber o imunizante, ou seja, os super congeladores também chamados ultra-freezers”, afirma o secretário de Saúde, Marcelo Britto.

Ele observa que “Feira de Santana é maior do que cinco capitais brasileiras. Diante disso, o prefeito Colbert Filho questiona essa distribuição, considerando que o critério deveria ser por tamanho, e não apenas por ser capital. Dependemos de uma decisão do Ministério da Saúde para receber ou não as vacinas”.

Vacinação é intensificada

Em Feira estão sendo aplicadas as vacinas Oxford/AstraZeneca e a CoronaVac produzida pelo Instituto Butantan. A partir desta terça-feira, a vacinação será ampliada a outros grupos, como trabalhadores da educação e puérperas.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) continuam com a vacinação de primeira e segunda dose para idosos a partir de 60 anos. As UBSs Cassa, Caseb 1, Irmã Dulce e Baraúnas seguem aplicando a primeira dose em pessoas portadoras de síndrome de Down e transplantados.

Os trabalhadores da Saúde também podem ser vacinados com a primeira e segunda dose da vacina. Vale lembrar que a SMS designou as 21 Unidades de Saúde da Família (USFs) para vacinação contra a Covid, às terças e quintas-feiras.

Secom