Bahia, 27 de setembro de 2021 às 13:41 - Escolha o idioma: pt Português

Infectologista alerta que variante Delta tem 60% a mais de capacidade de transmissão


Publicado em: 27 de julho de 2021


O vírus já circula em dez estados do país.

Até a última sexta-feira (23), o balanço do Ministério da Saúde apontava que 143 pessoas no Brasil, estão infectadas com a variante Delta do novo coronavírus.

Durante a coletiva de imprensa realizada pela prefeitura municipal de Feira de Santana, sobre o balanço da Covid-19 na manhã de terça-feira (27), a médica infectologista e coordenadora do Comitê de enfrentamento à pandemia na cidade, Melissa Falcão, afirmou que mesmo ainda não tendo dados confirmados da variante Delta no estado da Bahia, todo cuidado é pouco, pois uma única pessoa infectada com este vírus, pode transmitir a doença para até seis pessoas.

“Uma preocupação que temos nesse momento, é a circulação no Brasil do vírus Delta. Já temos o vírus circulando em cerca de 10 estados, inclusive aqui na região Nordeste no estado de Pernambuco. Aqui na Bahia, não temos confirmação, mas por quê essa preocupação? De acordo com os dados, ela tem 60% a mais de capacidade para transmitir a doença, comparada com a variante do Reino Unido. Então se antes o outro vírus transmitia para duas, três pessoas, esta nova variante Delta pode transmitir até para seis pessoas, por isso que ela assusta tanto. Além disso, ela começa a ser detectada no paciente de forma mais precoce, então as pessoas sem sintomas podem estar circulando sem medo e até mesmo, contaminando outras pessoas. Não existe uma comprovação de que esta variante é mais letal e mais grave do que as outras, porém como ela tem uma capacidade de contaminar mais pessoas, essa situação pode se agravar”, afirmou.