Bahia, 27 de setembro de 2021 às 12:47 - Escolha o idioma: pt Português

Nos 100 anos de Iris Apfel, relembre os looks mais caprichados da lendária fashionista


Publicado em: 1 de setembro de 2021


 

Uma das maiores fashionistas de todos os tempos, Iris Apfel completa 100 primaveras  ostentando o mesmo estilo único que a tornou uma gigante da moda. Dona de um dos closets mais admirados do mundinho, a designer de interiores até doou algumas de suas peças mais icônicas em 2019 para o Peabody Essex Museum de Salem, que fica no estado americano de Massachusetts, e que os reuniu em uma exposição permanente organizada em homenagem a ela e seu falecido marido, Carl Apfel, morto em 2015. Detalhe: muitas das roupas dela não têm a assinatura de estilistas famosos, e em inúmeros casos foram compradas em brechós e nos mercados de pulgas que existem aos montes em Nova York, onde Apfel mora há décadas.

Na época que era jovem, “quando os dinossauros ainda habitavam a terra”, como gosta de brincar, foi uma das primeiras mulheres a usar calças jeans nos eua, aprendeu com a mãe o poder dos acessórios e foi criando um estilo inconfundível, com um olhar para o exótico e o pouco convencional.
Iris não passa despercebida com seus acessórios poderosos, óculos gigantes e roupas coloridas. Em suas ousadas misturas, ela pode vestir uma camisa Versace pintada pela próprio Gianni Versace a mão, um casaco feito por alguma tribo ao redor do mundo e acessórios de um brechó de rua. O que desperta o seu desejo em alguma peça é ver algo que alguém sã jamais usaria e acredita que se enfeitar deixa cada look mais pessoal, divertido e promove sua criatividade.